Orientações Litúrgicas | Posse do Novo Bispo diocesano de Grão-Pará
DIOCESE DE GRÃO-PARÁ
CÚRIA DIOCESANA
Prot.N 005/2026
ORIENTAÇÕES LITÚRGICAS
Aos Eminentíssimos senhores cardeais, excelentíssimos senhores bispos, clero soteropolitano e demais membros do clero que participarão da posse do nosso 7° Bispo diocesano de Grão-Pará.
É nosso dever zelar para que a liturgia do culto sagrado seja feita da melhor forma de honrar a Deus por todos os benefícios e graças que recebemos de suas misericordiosas mãos, por esse motivo apresentamos a todos as orientações para a celebração de posse do nosso novo bispo.
A acolhida a Dom Victor Kernicki Scognamiglio, EP-M ocorrerá no auditório da Cúria diocesana, lá o bispo será saudado pelas autoridades civis e militares, será entoado o hino nacional brasileiro e o hino pontifício, bem como nos falará um pouco da sua vida ministerial e como pastor. Também acolheremos sua Eminência revma. Dom Henrique Azevedo Card. Gänswein, prefeito da secretário de estado da Santa Sé: que dará a posse ao nosso novo bispo diocesano.
Terminada a acolhida do Arcebispo, todos irão de veste coral em procissão em direção a Catedral. Lembro que todos devem seguir o seguinte modelo:
• Bispo eleito - Batina violácea com botões, forro e faixa de mesma cor, sobrepeliz branca, mozeta violácea sustentando a cruz peitoral em cordão verde-dourado além do barrete violáceo;
• Cardeais – Batina vermelha com botões, forro e faixa de mesma cor, sobrepeliz branca, mozeta vermelha sustentando a cruz peitoral em cordão vermelho-dourado além do barrete vermelho;
• Bispos e Arcebispos – Batina violácea com botões, forro e faixa de mesma cor, sobrepeliz branca, mozeta violácea sustentando a cruz peitoral em cordão verde-dourado além do barrete violáceo;
• Monsenhores – Batina preta com botões, filetes e forro seguindo a cor do grau do título, a saber:
• Capelães de sua santidade – Filetes, forro, botões violáceos;
• Prelado de honra – Filetes, forro e botões vermelho;
• Protonatário Apostólico – Filetes, forro e botões vermelho.
Para todos os Monsenhores, faixa na cor violácea e sem mozeta.
• Padres e diáconos – Batina preta, com filetes, botões e faixa na mesma cor e sem mozeta;
• Seminaristas – Batina preta, com filetes e botões também pretos, sem faixa;
• Frades e freiras – Habito talar.
Chegando na porta catedral todos os participantes ingressam na mesma se sentam, e se preparam para a entrada solene do bispo. Tendo o bispo chegado a porta da Catedral o pároco/cura da mesma apresenta ao novo bispo a cruz contendo a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo para que o mesmo a beije em sinal de veneração, em seguida recebe o ensopo para a aspersão de todos presentes na igreja mãe da Diocese, enquanto isso entoa-se "Sou Bom Pastor".
Chegado ao altar e feita a devida reverência, os irmãos acima citados se dirigem para a capela do Santíssimo, onde será realizado um momento de oração por todos. Terminado o momento, todo o Corpo Litúrgico se dirige para a sacristia para se paramentar, em seguida, o cerimoniário auxiliar prepara e posiciona aos diáconos, padres e bispos concelebrantes, e os conduz a porta principal da Catedral.
Gentileza utilizar a skin encaminhada. Os senhores cardeais e bispos podem fazer alterações na skin para que apareça os filetes da batina por baixo da alva. NÃO é permitida a troca da alva encaminhada na skin.
Membros do clero diocesano, utilizar a skin própria do clero diocesano.
Membros do colégio dos consultores, ecônomo, chanceler e representante do clero, utilizar a skin solene própria do clero.
A disposição dos membros na procissão de entrada será encaminhado para a equipe de cerimoniários, gentileza obedeçam rigorosamente as orientações por eles repassadas.
A celebração seguirá seguindo o roteiro litúrgico que será disponibilizado em breve.
Em caso de dúvidas, gentileza encaminhar mensagem para essa chancelaria.
Grão-Pará, 16 de janeiro de 2026
Pe. Tayrone Gervásio Honório
Assessor da Comissão Diocesana de Liturgia


Postar um comentário